Artigos completos publicados em periódicos
1) “O Sanctus de Alberto Nepomuceno: um caso de intertextualidade musical”
LINK: http://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/article/view/19/20
Resumo: O presente artigo se propõe a analisar a obra Sanctus, da Missa em Ré menor (1915) de Alberto Nepomuceno (1864-1920) e demonstrar as relações de intertextualidade musical entre ela e o Sanctus da Missa Te Deum laudamus (1899) de Lorenzo Perosi (1872-1956). Uma análise comparativa entre os dois Sanctus demonstra que a obra de Nepomuceno se apresenta como uma espécie de paráfrase da obra de Perosi. Há semelhança entre as duas obras quanto à estrutura formal, alternância das texturas, contorno melódico e quanto aos procedimentos harmônicos empregados pelos compositores.
Palavras-chave: Musicologia. Alberto Nepomuceno. Música Sacra. Intertextualidade musical.
2) “Sinos de Nepomuceno: intertextualidade em Cloches de Noël”
LINK: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/519/462
Resumo: O presente artigo propõe a realização de uma análise musical da peça para piano Cloches de Noël (Sinos de Natal, 1915), do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920), procurando encontrar relações intertextuais. A análise demonstra uma aproximação estilística da peça com a obra religiosa de Franz Liszt (1811-1886), principalmente no que concerne a quatro aspectos: (1) a utilização explícita de melodias gregorianas; (2) a harmonização de tais melodias com emprego exclusivo de consonâncias; (3) a referência extramusical e idiomática ao som dos sinos das igrejas e (4) a estrutura formal baseada na intercalação de episódios musicais entre os trechos de transcrição gregoriana.
Palavras-chave: Musicologia. Alberto Nepomuceno. Música religiosa. Intertextualidade musical.
3) “O Kyrie de Nepomuceno: estilo e intertextualidade”
LINK: http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/10462/7520
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise do Kyrie da Missa em Ré menor (1915) de Alberto Nepomuceno (1864-1920), visando identificar características estilísticas e relações de intertextualidade musical. Quanto à forma, textura e timbre, o Kyrie de Nepomuceno apresenta grande semelhança com o Kyrie da Missa Te Deum laudamus (1899) de Lorenzo Perosi (1872-1956). Quanto à harmonia, a obra denota certo caráter modal, possivelmente por influência de técnicas de harmonização do canto gregoriano. Quanto à melodia e à prosódia, nota-se certa proximidade com as linhas melódicas gregorianas, consideradas então paradigma da música sacra católica.
Palavras-chave: Musicologia; Alberto Nepomuceno; Análise musical; Missa.
4) “O Gloria de Nepomuceno e o modelo formal cecilianista”
LINK: http://vortex.unespar.edu.br/teixeira_v6_n1.pdf
Resumo: O presente artigo visa analisar o contexto estético, o estilo e as relações de intertextualidade musical do Gloria da Missa a duas vozes de Alberto Nepomuceno (1864-1920). Verifica-se que a estruturação utilizada pelo compositor no que tange ao plano harmônico, à textura musical, às relações temáticas e aos andamentos, reproduz um específico modelo formal convencional do repertório sacro elaborado no contexto do movimento cecilianista em geral, e particularmente a forma musical encontrada no Gloria da Missa Te Deum laudamus de Lorenzo Perosi (1872-1956).
Palavras-chave: Musicologia. Intertextualidade. Cecilianismo. Música Sacra. Alberto Nepomuceno.
5) “Anjos e pastores: tópicas e intertextualidade no oratório de Alberto Nepomuceno”
LINK: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2019a2501/pdf
Resumo: O presente artigo propõe a realização de uma análise da peça Em Bethleem, para coro e orquestra, de Alberto Nepomuceno (1864-1920). Tal obra emprega textos da obra Pastoral, do escritor brasileiro Henrique Maximiano Coelho Neto (1864-1934), e foi composta para ser encenada no Natal de 1903 na cidade de Campinas/SP, cabendo a Nepomuceno também a regência na estreia. Procurou-se considerar neste artigo os aspectos estilísticos gerais da obra e identificar elementos de tópicas e de intertextualidade musicais. A análise demonstra o emprego de procedimentos compositivos típicos da tópica pastoril no Prelúdio, elementos representativos no Coro dos Anjos e categorias de intertextualidade musical na Cantilena
Palavras-chave: Análise musical. Alberto Nepomuceno. Em Bethleem. Tópicas e intertextualidade musical.
6) “Recepção e influência de Lorenzo Perosi (1872-1956) na música religiosa de Alberto Nepomuceno (1864-1920)”
LINK: http://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/160085/157685
Resumo: O presente artigo visa analisar a possível influência musical do compositor italiano Lorenzo Perosi (1872-1956) na música sacra e religiosa do brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920). Após contextualizar a recepção da música de Perosi no Brasil entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, apresenta-se uma análise de diferentes aspectos musicais de obras de Nepomuceno que evidenciam uma influência direta de Perosi, via intertextualidade musical, ou uma comum referência estilística para ambos os compositores. Verificou-se este último tipo de influência no tratamento dado à harmonização do canto gregoriano e no uso de tópicas e elementos representativos em obras instrumentais e corais de Nepomuceno; e a intertextualidade musical na sua Missa a duas vozes, sobretudo no Sanctus.
Palavras-chave: Alberto Nepomuceno, Lorenzo Perosi, Música sacra, Intertextualidade, Influência.
Livros publicados
1) “Estética musical em Santo Tomás de Aquino”
Ed. Appris, 2018.
ISBN: 978-85-473-0798-1
LINK: https://www.editoraappris.com.br/produto/985-esttica-musical-em-santo-toms-de-aquino
Resumo: O principal nome da escolástica medieval é estudado nesta obra sob a perspectiva da estética musical, da relação dos sons musicais com as emoções humanas, com os números e com a beleza. Traz ainda as reflexões de Santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja, sobre a arte da Música no contexto mais amplo de sua, aqui traçada, doutrina sobre o Belo.
2) “São Filipe Néri: devocionário”
Ed. Appris, 2019.
ISBN: 978-85-473-3602-8
LINK: https://www.editoraappris.com.br/produto/3403-so-filipe-nri-devocionrio
Resumo: O livro São Filipe Néri: devocionário apresenta ao leitor católico uma breve síntese da vida de São Filipe Néri (1515- 1595) e a tradução ao Português das suas máximas para cada dia do ano, além de orações e meditações. Dirige-se este opúsculo a que os fiéis cresçam na devoção a tão grande santo e na imitação de suas virtudes.